sábado, 17 de novembro de 2012

Lei de Stevin


Simon Stevin, ou apenas Stevin como achar melhor foi um físico e matematico Belga que estudava a pressão Hidrostática da pressão e que viria a futuramente a produzir o Principio Fundamental da Hidrostática.


Depois de anos de experimentos e estudos Stevin concluio que a pressão feita por um fluído seja ele gás ou liquido, irá depender de sua altura, assim depois de encontrar o equilíbrio ela (a altura) será igual. Essa lei se identifica na verdade para líquidos que se encontram em repouso.
Um exemplo que podemos citar e que vemos em nosso cotidiano, são os vasos comunicantes que se ligam através de um conduto.


As caixas d'água das cidades são construídas com base nos vasos comunicantes por isso que vemos sempre esses reservatórios localizados nos pontos mais altos da cidade. Isso acontece porque os princípios dos vasos comunicantes afirmam que:


• A altura das colunas líquidas será sempre igual.
• Os pontos localizados em uma mesma profundidade possuem pressão também igual.



Enfim Lei de Stevin é um princípio físico que estabelece que a pressão absoluta num ponto de um líquido homogêneo e incompressível, de densidade d e à profundidade h, é igual à pressão atmosférica (exercida sobre a superfície desse líquido) mais a pressão efetiva, e independente da forma do recipiente




Fontes: Fonte1Fonte2Fonte3

Nenhum comentário: