quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Garrafa térmica

A garrafa térmica, também chamada de vaso de dewar, é uma aparelho que serve para evitar a transição de calor de seu conteúdo com o meio externo , através da condução, convecção e radiação. 

As garrafas térmicas possuem vários isolamentos, inclusive revestimentos espelhados, para evitar a troca de calor . Esses diversos isolamentos, que aparecem na figura acima, permitem conservar os líquidos em suas temperaturas.

Para evitar a transição de calor por condução, a ampola interna da garrafa é feita de vidro (mau condutor) com paredes duplas, entre as quais se faz vácuo. Para isolar a garrafa das possíveis correntes de convecção (processo que ocorre com movimento de partículas), coloca-se uma tampa bem fechada.

A troca de calor por radiação é evitada espelhando as superfícies interna e externa da ampola, assim, as ondas eletromagnéticas são refletidas, tanto do conteúdo para fora como do ambiente para dentro da garrafa.


A temperatura no interior da garrafa é conservada por algumas horas. Atualmente outros materiais isolantes, como o isopor, são utilizados para conservar a temperatura de substâncias.



Nenhum comentário: